quinta-feira, fevereiro 02, 2006

1ª Tarde de Fevereiro... 2006

Silves 1ª tarde do mês de Fevereiro de 2006

***

A Lenda das Amendoeiras

"É muito antiga esta lenda das amendoeiras e foi atribuída a muitas regiões.

Parece que tem a sua origem mais remota na Pérsia, país tradicional de campos de amendoeiras e de gentileza.

No entanto, ela surge também na Turquia e no Próximo Oriente. Em Espanha ela foi atribuída às cidades de Córdova e de Sevilha, em relação com Al-Mu'tamid. Mais exactamente, aplicada aos amores de Al-Mu'tamid e de Romaiquia, tudo indica que foi referida a Silves.

É esse o parecer da distinta investigadora espanhola Rubiera Mata, que procurou enquadrá-la com maior rigor interpretativo.

Uma princesa nórdica morreria de saudades por não ver a neve, paisagem própria da sua terra. Para lhe agradar, um rei do sul que a raptara teria mandado cobrir os campos de amendoeiras cujas flores alvas lhe lembrariam a neve. "

Texto retirado da agenda do professor 2002, oferecida pela Câmara Municipal de Silves.

Como eu gostaria de ver as encostas que rodeiam o Castelo de Silves pintadas com amendoeiras! Não, não sou a princesa nórdica!... Nesta época do ano seria um espectáculo fantástico!

***

16 Estrelas:

Blogger antónio paiva cintilou...

.....não princesa sem lenda, lindas paisagens proporcionam as amendoeiras em flor.....
:)

02 fevereiro, 2006 12:06  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Chuvamiudinha
Não é por acaso que Al-Mu'tamid amou Silves. Paisagens lindas abundam, nesta cidade!
*)


Sensual
Al-Mu'tamid amou várias mulheres, esta foi uma delas mas... a que mais amou, a mulher da sua vida, foi outra... hei-de falar dela. Há também outras lendas da amendoeira em flor...
Lindas paisagens em Silves, cidade tranquila onde apetece viver.
*)

SpartaKus
Al-Mu'tamid interessa-lhe? De vez em quando, aqui escrevo sobre ele poeta que viveu em Silves, cidade minha.
*)

02 fevereiro, 2006 14:53  
Blogger Joana cintilou...

É muito bonita esta lenda...eu já conhecia, mas a fotografia e o som de fundo ajudam a perceber o amor que paira no ar! Não admira que o espanhol recorde a sua amada e se ponha logo a chorar! ;)

Rosmaninho, sei os riscos que corro, com os caramelos, mas tenho um Bom dentista! ;)

beijinho grande. Espero mais lendas assim!!!

02 fevereiro, 2006 20:48  
Blogger mixtu cintilou...

"Em primeiro lugar, boa noite, pois aqui também se usa e a educação cabe em todo o lado", palavras sábias, as do meu pai,

Em segundo lugar não sei porque é que a Joana está a olhar para cima se eu estou aqui em baixo,

e por último, principal motivo que me trouxe aqui, foi vir falar do post da rosmaninho;

Lenda, apenas uma lenda, muito bonita,

A verdade histórica é a seguinte, o Algarve estava coberto de amendoeiras, mas quando veio o Al Mutamid* ele escolheu um monte para construir um castelo, (actual Castelo de Silves), como tinha posses para ter 7 mulheres, tinha-as todas, qual delas a mais formosa, mas havia uma mais hermosa do que todas, a Al Berboreta, que era do Deserto do Magreb, esta princesa ficou muito triste, pois só via uma paisagem branca com as amendoeiras, foi então que Al Mutamid mandou arrancar as árvores e mandou cultivar culturas de sequeiro, desviou os grandes rios para norte como o Tejo, o Douro, mandou secar as ribeiras e mandou pôr sal na água do mar para que a paisagem ficasse semi-deserta,

Porém, o povo liderado por uma cristã, de seu nome Mena, revoltou-se e suplicou para que não acabasse com todas as amendoeiras, sugerindo ao rei que comprasse uns óculos escuros à Al Berboreta, assim foi e assim aconteceu,

*Al Mutamid foi quem criou a medida de medir a aguardente de medronhos, o Almude, que na minha terra são 24 litros, o Carlos dirá quanto é aí.

02 fevereiro, 2006 22:22  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
Por aqui o amor não terá fim!;)
Hoje ainda cá não esteve o espanhol, espero que nada mal lhe tivesse acontecido, com tanta lágrima derramada ontem.

Quanto aos caramelos... causam todo o tipo de dor. Um Bom dentista poderá valer-te e se já o tens melhor ainda. Previne-te contra os males dos caramelos do espanhol, tenta também arranjar quem te trate das outras dores...;)

Mais Lendas virão.
Um beijo

Muito boa noite, Mixtu
Deves agradecer, todos os dias, ao teu sábio pai a educação que te deu, sem falar em tudo o resto que te proporcionou...;).

A Joana está a olhar para cima mas não duvido, um dia destes irá olhar mais para baixo ;):). Coitada daquela cervical!:):):)

Esta é que é a verdadeira história, tens razão. A minha humildade não me permitiu contá-la. Foram anos e mais anos que esperei que surgisse um profeta que a contasse e ei-la contada pelo "Profeta do Virtual".

Al-Mu'tamid gostava mais de vinho, segundo o que li, do que de aguardente de medronho, o mesmo não poderei dizer dos habitantes de um lugar por onde passei que a fabricavam e mediam-na com outra medida chamada litro, quando queriam... mediam 25 litros de grão, com o almude.

De tanto rir com o que escreveste, o Carlos engasgou-se com um tremoço, comprou 25 litros deles, mediram-nos com o almude, aqui saiu beneficiado.
Um beijo

02 fevereiro, 2006 23:37  
Blogger mixtu cintilou...

Hoje trago o Senhor meu Pai,

Boas noites, à Sra. Dona Mena (eu trato-a por Dona pois deve ter alguma cosa que seja sua, é como diz o meu filho, todos temos qualquer cosa, nem que seja a nossa dignidade), e ao senhor seu marido Sr. Carlos (pelo que vejo é um grande admirador do Eusébio pois em vez de marisco, prefere tremoços) e mais familia que houver julgo saber que são dois, não sei se o sr. Carlos andou no ultramar, mas isso agora não interessa nada,
Vou falar do que me trouxe aqui,na minha terra mede-se o vinho com o almude (cântaro de lata), de 12 canadas ou 48 quartilhos, sendo no sistema métrico de 25 litros, o almude varia de terra entre 16,5 e 26 litros de vinho.
Já o alqueire mede os cereais (13 a 22 litros, na minha terra 15, mas também mede os liquidos,
Por falar em alqueires, estão me a dever algumas rendas de uma territas que tenho, rendas que são pagas em alqueires de milho, é como diz o meu filho, nunca se deve deixar de receber um mês de renda,senão os rendeiros habituam-se, sábias palavras tem o meu filho,
Boa noite, alguém me consegue explicar porque é que o meu filho vem aqui a Silves todos os dias?

03 fevereiro, 2006 01:40  
Anonymous Anónimo cintilou...

Olá a todos!

Pelos vistos, por aqui continua a reinar o inteligente sentido de humor... :):):) o Mixtu, para além de alegrar o seu próprio espaço, dedica-se a animar os espacinhos dos outros! Continua Mixtu, estou a adorar.

Mena, adorei a lenda das amendoeiras. Que belas paisagens são proporcionadas por estas.

Beijocas e continuação de boa disposição para todos. *****

Lu Costa

03 fevereiro, 2006 01:48  
Blogger Joana cintilou...

Estou intrigada...se a verdade histórica é como nos conta o profeta virtual...Al Berboreta até era boa pessoa [apesar dos caprichos], porque aceitou amavelmente os óculos. Mas a Mena é realmente uma sábia guerreira de luz. Combate com a espada do amor e faz com que as tragédias se transformem em amizades sólidas!
Mena...estou rendida!

Beijo grande e obrigada ao profeta. O que seria de nós sem ele?
Beijo também para as restantes visitas, incluindo o pai do Mixtu [boa pessoa!!!] - o seu filho anda a fazer pela vida [espalhar amor!]...

03 fevereiro, 2006 02:05  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu
Que excelente e culta família tens! O teu pai pode tratar-me só por Mena, sou dona de pouca coisa...principalmente da minha dignidade, está certo (os mais velhos têm sempre razão). Ao Carlos quem lhe tira, o Benfica, o Eusébio, Silves, os tremoços e o duo familiar... tira-lhe tudo. Nascido no ex Ultramar e vivido por lá até à tenra idade de vinte anos, sempre foi muito bem comportado e fiel aos seus princípios de cristão :):):):), embora no Verão pareça mais um mouro, culpa do sol algarvio...

Ao
Senhor pai do Mixtu

O senhor deve ter imensas preocupações com as terras que traz arrendadas? Depois... a forma como são pagas também não me parece que lhe tragam muito lucro, se o almude, como diz o seu filho, aí só mede 24 litros! Se me permite um conselho, o melhor será vender essas terras e investir aqui na minha zona.
O senhor seu filho já me confidenciou que adora Silves, principalmente uma moura. Está à espera da noite de S. João para a desencantar. Encontra-se encantada, na cisterna do castelo desta cidade. Enquanto aguarda vem a Silves, todos os os dias, para tomar lições de árabe, este é o código para ficar com a dita moura, são muitos a pretendê-la mas, até à data, ainda nenhum conseguiu terminar todos os módulos de formação. Adivinho que o Mixtu será o príncipe tão esperado.

Penso que a sua noite terá sido descansada, resta-me desejar-lhe um bom dia.
Volte sempre, gostei muito de rever os meus conhecimentos sobre o alqueire e o almude. Há anos que não transmito estas medidas aos mais novos ( o Ministério da Educação propôs-me outras... ).
Um beijo ao filho e outro ao pai

Lurdes
Haja alguém que anima o espaço da blogoesfera... Passo por alguns blogues... uns são muito sisudos, outros muito cheios de cultura, outros cheios de choramingas, outros muito agressivos... é certo que todos acrescentam qualquer coisa aos meus conhecimentos, todos são interessantes pelos seus conteúdos mas os que aqui me visitam parece que foram escolhidos... são dos melhores. A começar por ti , já te descobri há três anos, a caminho dos quatro, o Mixtu... é um castiço! E a Joana, bem novinha mas muito , muito sensível... mas há mais... estão passando por aqui pessoas muito interessantes, ainda estou a descobri-las.
Boa disposição não me falta.
Um beijo


Joana
Quando os pais acompanham os filhos, mesmo quando estes já escrevem em blogues, os filhos só podem fazer os outros sorrir. Filho que tem a sorte de ter um pai preocupado com o que ele anda a fazer por Silves, só pode sair profeta.

Há muitas lendas da amendoeira, ontem aprendi mais esta, contada pelo Mixtu. Como todas as lendas, esta tem muito de imaginação, a parte da verdade é aquela em que eu suplico que não se arranquem todas as amendoeiras.
Um beijo

Também é verdade que sugeri ao rei que comprasse uns óculos escuros à Al Berboreta ;).

03 fevereiro, 2006 09:51  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Spartakus
Que a tarde também seja boa para si.
Um beijo

03 fevereiro, 2006 13:46  
Anonymous Anónimo cintilou...

Seu blog é divertido pr'a caraça. Me mandou passar por aqui e encontrei mouras e mouros em confraternização. Já foram desencantados de certeza. Quem o terá conseguido? Ainda não é noite de S. João?!
Obrigada por tanta e tão sã brincadeira. Beijo.
Alfa-zema

03 fevereiro, 2006 18:11  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Alfa-zema
Aqui mouras, mouros, cristãs, cristãos e não cristãos confraternizam. É preciso é que haja sempre boa vontade e boa disposição para o fazer. O aroma de alfazema também fica bem neste lugar. Há mouras e mouros ainda por desencantar (segundo as lendas). Os cristãos há muito que o estão, pelo que se vê, os não cristãos... ainda não sei, vou informar-me ;):). A noite de S. João acontece lá para finais de Julho.
Vejo que também gosta de sã brincadeira, então... volte mais vezes. Boa disposição todos precisamos.
um beijo

03 fevereiro, 2006 18:55  
Blogger Joana cintilou...

Rosmaninho...está tudo correcto, mas o S.João cá para estes lados [norte] é 24 de Junho e festeja-se na noite anterior!
Abençoada Mena!
Beijo grande...da menina dos óculos!

03 fevereiro, 2006 20:02  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
Tens toda a razão. S. João sempre foi, em todo o espaço português, a 24 de Junho, aliás todos os Santos Populares são nesse mês festejados. Ainda bem que olhas sempre para cima e com óculos!;):):):)
Abençoada Joana!
Um beijo

03 fevereiro, 2006 22:14  
Anonymous Anónimo cintilou...

Vôvô me contou um dia que as cegonhas poêm seus filhotes a voar em dia de S. João e que esse dia se comemorava a 24 de Junho. Os mouros , as cegonhas, as alturas dos castelos têm tudo a ver. Você me fez recordar meu avozinho. Obrigada Rosmaninho. Peça ao Mixtu para colocar ninho de cegonha em sua árvore por favor. Boa noite.Bom fim de semana.

03 fevereiro, 2006 22:28  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Alfa-zema
Os nossos avós sabem tantas coisas bonitas! Os meus ensinaram-me tantas e tantas! A cegonha, de certeza, irá escolher a árvore do Mixtu para fazer o seu ninho. Sei que só escolhem lugares maravilhosos, lugares onde a Felicidade é semeada. Boa noite, sonhos bons, volte sempre, gosto muito do seu aroma.
Um beijo

03 fevereiro, 2006 22:53  

Enviar um comentário

<< Voltar ao "Jasmins frescos"

Free Hit Counters
Jasmins frescos agradece a sua visita, volte sempre - Mena ( Tente sempre clicar nas imagens.)