quarta-feira, fevereiro 08, 2006

" Coração Inquieto"


Silves Praça Al-Mu'tamid 8 de Fevereiro 2006
***
Coração inquieto
meu coração inquieto não te dá repouso
e o amor por ti não posso disfarçá-lo.
lágrimas me caem: gotas de aguaceiro
sobre um corpo minguado amarelento.
e, no entanto, estás perto minha amada;
que seria de mim, se tu te fosses?
buscaram as desgraças atingir-me
com os teus olhos profundos de gazela.
pelas estrelas cintilantes no escuro do céu!
pela própria lua refulgente!
foi-se do jardim o meu orvalho
levado pelo perfume ligeiro do narciso.
sabes, meu amor, estou pálido, cansado.
causa dó o meu estado e tu tão indiferente!...
e ainda perguntas se estou doente
ou se me atacou o fogo do desejo!...
...
Al-Mu'tamid
***

22 Estrelas:

Blogger mixtu cintilou...

O coração… inquietudes… desejo…

Há estrelas, brilhos,
Partida, lembrança do aroma,

Este poema foi escrito quando Al-Mu'tamid estava prisioneiro (questiono)

09 fevereiro, 2006 00:24  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu
Aqui neste poema, pelo que leio ainda não estava cativo (grades) mas encontrava-se cativo de uma senhora. A certa altura, estava pálido, cansado, diz que causava dó o seu estado e ela...tão indiferente perguntava-lhe se estava doente ou se lhe atacou o fogo do desejo (ponto final)
Um beijo

09 fevereiro, 2006 00:36  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Pois Spartakus, que este seja mesmo... Bom Dia!
Um beijo

09 fevereiro, 2006 10:17  
Blogger .: Malukete :. cintilou...

Oi.
Tu não me conheces. Cheguei até clicando em links de blogs de amigos.
Gosto muito do que escreves!

09 fevereiro, 2006 10:48  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Carolina
Escrevo e muitas vezes transcrevo (copio). Gosto deste poeta... falava do amor, da amizade, de Silves... cidade minha.
Volta sempre, és a 1ª brasileira que aqui escreve. Gosto de brasileiros(tenho família que nasceu e vive no Brasil), são muito alegres e eu gosto da alegria.
Um beijo

09 fevereiro, 2006 11:53  
Blogger mixtu cintilou...

Este poema, tal como todos os que tens neste teu lugar com a aroma a jasmins, é muito bonito, bonito porque fala do amor, mas habla de uma forma única,
Eu hoje vejo a poesia que pinta o amor de uma forma diferente pois ontem ensinaram-me que.
“AMOR é a energia que move a vida. Há amor em cada partícula do ser, Há Amor até na não-matéria, na ausência... «é fogo que arde sem se ver» - quanta profundidade nesta definição aparentemente paradoxa (exclamou)”

Mixtu, Al Mix'Tu

09 fevereiro, 2006 13:20  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu, Al Mixt'Tu
Eu sei, compreendo-te, tão bem!... Os poemas que, aqui, vou colocando falam de uma forma única do amor.
Al-Mu'tamid, nos seus poemas, confessa-nos a sua própria vida: amores, amizades, tertúlias, relações familiares, recordações, batalhas, conquistas, cativeiro...
Aqui, só pretendo falar-te/vos/me deste poeta, da sua obra, de Silves minha, de outros poetas árabes, que com Al-Mu'tamid conviveram... Por enquanto, só deste amor aqui "espalharei".

Como é grande a energia que sinto hoje em ti, com o que ontem te ensinaram!...:);)"é fogo que arde sem se ver"
Será que sou a única que estou a ver como é grande o teu amor!?;):)
Um beijo

09 fevereiro, 2006 13:55  
Blogger Ni cintilou...

«Coração inquieto»... que bela expressão. Que sentir tão profundo... que belo poema.

Deixo aqui o meu coração, num momento de escrita feita de emoção, sem qualidade literária.


Coração...

Ni*

Peguei em ti coração e escutei o teu apelo...
Caminhar de alma nua pelas ruas da vida é o segredo!
Sem me camuflar na cor... sem esconder a alegria ou a dor... sem negar o Amor...
E respirar o sol, e beber o céu, e trincar a lua...
Como quem descobre em cada minuto que para se ser feliz
Basta apenas aceitar... as dádivas que a Luz tem para nos dar:
As tardes de silêncio ou de palavras sussurradas... enlaçadas...
As noites nubladas ou enluaradas... escuras ou azuladas...
As madrugadas frias ou acompanhadas... de mãos vazias ou a outras coladas...
E escrever no olhar... que ser mulher é ser água...
Fluida e cristalina... doce ou salgada... fervente ou gelada...
Mar... rio... de leito quente ou frio...
Lago... cascata... tudo ou nada...
Só depende do modo como se ama e se é amada...

©Nina Castro

09 fevereiro, 2006 16:14  
Anonymous Anónimo cintilou...

Al-Mu'tamid deixou por cá o seu espírito. São muitos os nossos poetas prisioneiros do amor: Antero de Quental, Florbela Espanca, António Crespo, Fernando Pessoa, Camões ( os últimos são os primeiros). Gostei do poema, gostei do amante, do fogo ardente do seu desejo...
Ai Rosmaninho que belos poemas nos deixou este mouro de Silves. Ainda vagueia nesse jardim? Foi do aroma dos jasmins que o inspiraram.

09 fevereiro, 2006 18:38  
Blogger mixtu cintilou...

Post de qualidade, comentários que nos falam em poesia, há posts que também valem pelos comentários, pelos ensaios,
Alfazema, parece-me que vagueia por estes comentários, incluindo o seu,

09 fevereiro, 2006 18:53  
Anonymous Anónimo cintilou...

Não conhecia a poesia de Al-Mu'tamid, mas gostei!

Repousante,as vezes Mártir, Sofrida, Fragmentada, Profunda, Desejada, Refulgente, Inquietante, mas nunca Indiferente!!

Assim é Amar!!
Beijinhos

09 fevereiro, 2006 18:57  
Blogger Joana cintilou...

Será que Al-Mu'tamid amava mesmo essa mulher...ou seria apenas o desejo. As mulheres são sensíveis a essas coisas...e o amor não nos deixa tão em baixo, pelo contrário, alimenta o coração (mesmo quando não é correspondido).
Mas quem sou eu para julgar Al-Mu'tamid?

Rosmaninho, para mim o amor tem de ter por base uma grande amizade. A minha avó dizia muitas vezes "sociedade só com o homem na cama!"...porque para além de homem tem de ser companheiro e alguém em quem possamos confiar.
É claro que tudo isto é muito relativo, ainda para mais nos dias que correm (em que a oferta é tanta, que quem não é firme, depressa foge!)...e às vezes é de quem menos esperamos, que a faca surge!

Beijinho grande e obrigada por partilhares mais uma vez o tão amoroso Al-Mu'tamid

09 fevereiro, 2006 19:18  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Ni*

Como é grande o teu "atrevimento" deixares aqui o teu coração em forma de escrita, num momento de emoção, e pronunciares "sem qualidade literária"!

É sempre um privilégio enorme saborear as tuas palavras, ouvir o que dizes ao teu coração e ver-te falar.
Fala Ni, fala muito, fala sempre...

Lindo Coração!
Autora de uma enorme beleza!
Acredito que sempre o soubeste.
Um beijo


Ai Alfazema ;)

Al-Mu'tamid está presente em todos os cantos por onde passo, em Silves minha...
Cada vez mais o sinto.
O melhor retrato dele extrai-se da sua poesia, nela existe enorme sinceridade.
Um beijo


Mixtu
A qualidade está em todas as palavras que, aqui, o coração vai deixando. Toda a gente ama e de vez em quando o coração fala... Toda a gente vagueia... os aromas fazem o apelo.;)
Um beijo


Celeste
Al-Mu'tamid... também estou a conhecê-lo. Um dia explicarei melhor quem foi. Encanta-me porque também se fascinou por aquilo que me fascina: Silves... cidade minha.
Um beijo


Dreams

Poder

meu olfacto é teu odor delicioso
e o teu rosto o senhor dos olhos meus.
por seres minha, mesmo depois do adeus,
é que todos me chamam poderoso.

Al-Mu'tamid

Ofereço-te "Poder" retribuindo-te o poema que aqui deixaste e que desconhecia.
O amor tem coisas que se descrevem só... com muito amor.
Um beijo


Joana

Al-Mu'tamid é sincero! Amava e muito esta donzela! A indiferença dela fazia-o sofrer... assim, escreveu "Coração inquieto".
Sempre existirão corações inquietos... Sempre existirá o Amor, enquanto dois seres se encontrarem.

Confia, Joana! Um dia escreverás, algures, "Encontrei o Amor, é verdade, está aqui!"
Um beijo


Spartakus
É verdade, estás certo...

Um dia, deixarei aqui poemas de outros e a ti dedicarei um deles.
Um beijo

09 fevereiro, 2006 23:33  
Blogger Conceição Paulino cintilou...

há uma doçura nas palavras mesmo qnd de queixume k dão uma dimensão especial ao amor assim cantado. Boa noite. Bjs e ;)

10 fevereiro, 2006 00:27  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Tmara
O amor cantado por Al- Mu'tamid é sincero logo... contém o néctar próprio para o tornar doce nas palavras.
Um beijo

10 fevereiro, 2006 10:04  
Blogger Poemas e Cotidiano cintilou...

Nossa! que coisa mais linda!
Vim no seu blog indicado pelo Mixtu, e fiquei realmente encantada!
Musica, poesia, um encanto! Me fez tanto bem para a alma esta manha!
Um lindo dia!
Mary

10 fevereiro, 2006 12:12  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mary
Este Mixtu!... Quem será este Mixtu?... Será profeta ( como eu lhe costumo chamar)? Continua a mover Continentes... Desde que lhe foi dito que "O amor é a energia que move a vida", visita todos os cantos do mundo a propagar a boa nova.
Com as suas palavras, Mary, também fiquei encantada. Muito obrigada,volte sempre e leve mais vezes o aroma de Jasmins frescos.
Que este dia seja maravilhoso para si
Um beijo

10 fevereiro, 2006 12:48  
Blogger Joana cintilou...

Rosmaninho,
Venho pedir DESCULPA pela minha ignorância em relação a Al-Mu'tamid.
Mais, venho pedir DESCULPA por ter utilizado palavras tão rudes num lugar tão bonito e cheio de amor e carinhho para dar!
Já escrevi muita coisa sobre o Amor. Sinto Amor a cada instante e também sofro quando ele me é indiferente...
Tenho deixar de ver tantos filmes! :)

Beijinho grande e mais uma vez DESCULPA!!!

10 fevereiro, 2006 13:04  
Anonymous Anónimo cintilou...

Este blog está a ter uma grande frequência. Além de ser um lugar onde a simpatia é de distribuição gratuita e de muito boa vontade , começa a tornar-se uma necessidade passar por aqui. Será o Al- Mu'tamid que aqui deixa o seu amor ardente, será o cheirnho do jasmim de Silves que é mágico, será algum poder secreto do Mixtu? Creio que todos têm responsabilidades nesta passagem mas os jasmins frescos são realmente uma perdição. Quem os vê não mais os deixa.
Um beijo.

10 fevereiro, 2006 14:37  
Anonymous Anónimo cintilou...

Não conhecia este poeta...mas este poema é de uma beleza que não se toca mas que se sente...belíssimo. Beijinhos

10 fevereiro, 2006 20:09  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana,Linda!

Palavras rudes!?
Disseste o que te ia no coração, naquele momento. Penso que te aliviou aquele desabafo. Aqui também podes desabafar sempre.
Não peças desculpa, não fizeste nada de errado...
Volta, estás perdoada!:):):):)
Um beijo


Alfazema
Muito obrigada pelas tuas tão lindas e simpáticas palavras.
Jasmins frescos sempre foram uma perdição com os aromas que exalam... Quem é conhecedor de plantas e seus aromas diz que os jasmins são sedutores... Depois, aqui tudo é feito com muito carinho e muito prazer, os que deixam aqui as suas palavras são do melhor que existe a nível do blogger, tudo conjugado resulta o lugar onde te sentes bem e espero que não o deixes mais.
Um beijo

10 fevereiro, 2006 20:12  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Neith

Um beijo para ti.
Todos os poemas têm que ser mesmo sentidos...
Este poeta sentia-os de forma intensissima por isso me fascina.

11 fevereiro, 2006 09:12  

Enviar um comentário

<< Voltar ao "Jasmins frescos"

Free Hit Counters
Jasmins frescos agradece a sua visita, volte sempre - Mena ( Tente sempre clicar nas imagens.)