sábado, fevereiro 04, 2006

"Desafio"...

Moinho Silves "serra" onde nasce e cresce rosmaninho 4 de Fevereiro 2006

~* ~


Desafio


quero apenas que me fales
de cantigas e de vinho
deixa lá, tu não te rales,
Deus perdoa o descaminho!


larga essa gente vã,
de promessas e intrigas.
ela já não conta nada
pois o meu maior afã
é beber minha golada
nesta tarde tão louçã
ao som de belas cantigas.
...

Al- Mu'tamid

~* ~

Será que este desafio permite que comentários sejam escritos? ;)

28 Estrelas:

Blogger mixtu cintilou...

Homem sábio...

Agora fiquei baralhado,
Sra, Professora,
venha daí uma lição de história, os muçulmanos nessa época bebiam álcool?
Aguardo, quando tiver disponibilidade, as suas sábias palavras de Lente.

04 fevereiro, 2006 21:45  
Blogger Joana cintilou...

Quando a gente é "vã", dada a promessas e a intrigas...realmente não vale a pena perder tempo e o melhor mesmo é "beber uma golada" e ouvir uma bela cantiga!
:)
Parece que o desafio foi cumprido/ouvido!
Beijo

04 fevereiro, 2006 21:57  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu
Aqui não sou professora ;):):)ainda afasto o M&A que tem alergia e mais alguém...

Se os mouros bebiam álcool? Isso nem se pergunta! Como seria que eles escreviam estes poemas. É certo que as donzelas mouras e não só... eram de uma beleza infinita. Silves sempre foi conhecido por ter lindas donzelas ;):):):). Bebiam vinho, há registo escritos que falam que seria essa uma das bebidas que tomavam.

Joana
Este Al-Mu'tamid poeta, rei passou por vários lugares ( Beja, Silves, Sevilha...) e todas essas vivências fizeram com que soubesse muito acerca de intrigas... Infelizmente os tempos mudaram pouco, neste aspecto e não só neste... também nas promessas :):):):)
Um beijo

04 fevereiro, 2006 22:19  
Anonymous Anónimo cintilou...

Olá a todos!

Estive dois dias sem net (a cabovisão anda a portar-se muito mal) e já estava com saudades destes aromas a jasmim e a rosmaninho...

Beijocas e continuação de boa disposição para todos. *****

P.S. Mena, afinal houve vôo ou não? Se não nevou nem choveu, deve ter havido!?

05 fevereiro, 2006 22:19  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Olá Lurdes
Ai a net, ai a netvisão!
Estes aromas não sei se é do tempo que faz, não sei se é a Primavera que está a chegar mais cedo... continuam com boa disposição, felizmente.

Houve vôo e há comunicado nos Rosmaninhos, passa por lá.
Um beijo

05 fevereiro, 2006 23:58  
Blogger Joana cintilou...

E já que hoje estou numa de "O Profeta" de Khalil Gibran...aqui deixo as suas palavras:
"A verdade é que nem o santo, nem o justo, se podem elevar acima do mais alto que mora em cada um de vós, também o malvado e o débil não podem cair mais fundo do que o mais mesquinho que mora em cada um de vós. E, assim, como nem uma só folha se torna amarela sem o silencioso consentimento de toda a árvore, também o malfeitor não pode fazer mal sem o oculto assentimento de todos vós."
Será mesmo assim? É a palavra do profeta que não era virtual! ;)
beijo

06 fevereiro, 2006 04:08  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
Não sei se será tudo... mesmo assim... essa do malfeitor... deixa-me a pensar. Geralmente os profetas, virtuais ou não, sabem o que dizem. Pode ser que Khalil Gibran tenha razão, vou tentar "estudar" o que ele transmite. :)
Um beijo

06 fevereiro, 2006 09:06  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Spartakus... da sabedoria...
Bom dia para si, também!
*)

06 fevereiro, 2006 11:33  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Cantigas será o melhor desafio... quais as vossas?
Um beijo

06 fevereiro, 2006 20:05  
Blogger Ni cintilou...

Quero apenas que me contes
As delícias de um amor primeiro
Os afagos trocados em vales e montes
Com aroma, afrodisíaco, de fresco jasmineiro...

Ni*

~*~*~*~*~


Hum... gosto de gostar desta aparente simplicidade popular, que encerra a sabedoria de quem tarde aprendeu a ler e a escrever, mas desde sempre guardou o odor de afectos na memória... herdada de geração em geração... cantada... dançada...

Lindíssimo, este teu recanto.

Carinho

Ni*

06 fevereiro, 2006 21:44  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Ni, Linda!

Quero apenas que me contes
Tudo o que gostas de gostar
Podes falar de vales, de montes...
Grande o prazer de ouvir o teu cantar!

Que bom ter-te aqui!
Que esta "sabedoria popular" te faça sorrir.

Um beijo

06 fevereiro, 2006 22:23  
Blogger mixtu cintilou...

Muito me agrada ver a Poesia nestes comentários, ;)

07 fevereiro, 2006 01:51  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu

Quero apenas que me tentes :):)
Com Embra, com teu pai e contigo ;)
Em poesia... é bom que comentes
Já te considero um bom amigo!


E esta, hein...!

Um beijo

07 fevereiro, 2006 08:51  
Blogger Joana cintilou...

Só agora reparei que o desafio são as cantigas...
Bem, eu tenho músicas que marcaram a minha vida, que fazem rir e chorar...!
Há dias em que acordo com algumas músicas no ouvido. E ando o dia todo a cantar.
Os meus gostos são muito variados. Toquei piano durante 6 anos, por isso tenho uma base muito clássica: Liszt, Bach, Beethoven, Mozart, chopin... Mas os portugueses são os meus preferidos: Jorge Palma, Mafalda Veiga, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, Madredeus, Sara Tavares, Ala dos Namorados, Rui Veloso. E muitos brasileiros: Caetano e Maria Bethânia, Maria Rita e Adriana Calcanhoto, Zeca Baleiro e Oswaldo Montenegro. Para limpar a alma: Diana Krall e Sigur Rós.

Obrigada por este desafio...fez-me ficar com algumas músicas na alma!
Beijinho

07 fevereiro, 2006 13:57  
Blogger Joana cintilou...

Deixo aqui um pouquinho de uma música de Pedro Abrunhosa...não sei porquê, hoje acordei com esta no ouvido!

"Desculpa o silêncio
Que trago em mim,
São gritos que penso
Que calo assim.
Desculpa as palavras
Que não saem da voz,
São noites cansadas,
Pedaços de nós."

Beijo

07 fevereiro, 2006 14:03  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
Que linda menina, fala português como poucos, escreve em alemão (já vi no lugar do profeta;), toca piano...gosta de clássicos e os preferidos são os portugueses... de todos os mencionados eu gosto e muito.

É bom também começarmos a valorizar outros mais novos e por isso menos conhecidos.
Conheço e gosto de dois jovens artistas a quem dedico o Eternamente... ( visita-o para ficares a saber um pouco deles).
Aqui deixo a poesia de um jovem cantor, compositor, músico:

"Dá-me a tua mão
Deixa-te ficar
Para que o tempo em nós regresse para amar
...

Sempre que regressas
Sinto o beijo que se deu
Enrolado no teu cheiro
Vejo a Terra amar a cor do Céu
...
Por entre as formas que criei
Procuro em ti abrigo
atrás da vida que sonhei contigo
..."
Mané Crestejo

07 fevereiro, 2006 14:22  
Anonymous Anónimo cintilou...

Gosto de poesia e dos poetas algarvios: António Aleixo, Cândido Guerreiro, Emiliano da Costa, Ramos Rosa, João de Deus( do seu concelho)...
Continue a deliciar-nos com as suas escolhas poéticas e até com as suas próprias composições . Não ficam nada mal neste espaço. O Mixtu e a Joana vão ficar deliciados. Cá por mim tem todo o apoio. El-rei D. Carlos aplaude e o príncipe azul não ficará indiferente.
beijo amigo

07 fevereiro, 2006 19:07  
Anonymous Anónimo cintilou...

A Alfazema foi a autora anónima. Perdão.

07 fevereiro, 2006 19:08  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do Mundo
O que importa é que eles vejam
O que os homens/mulhers são no fundo
António Aleixo
(acrescentei mulheres)

Alfazema
Esta quadra é do poeta de quem a Alfazema gosta, também gosto muito dele.
Apesar de humilde, era cauteleiro e pastor, soube com as suas palavras retratar os comportamentos de uma forma muito precisa e muito justa. Para mim, é o maior poeta popular português.

A Alfazema, pelo que gosta de poesia, poderia ter escrito uma da sua preferência, todos nós gostaríamos muito do aroma que aqui deixaria.
um beijo

07 fevereiro, 2006 19:29  
Anonymous Anónimo cintilou...

Vinho passo muito bem sem ele, agora sem musica é que nao pode ser =)

Gosto da musica!

Beijinho*

07 fevereiro, 2006 22:13  
Blogger Joana cintilou...

Sou como o António Aleixo...tenho os olhos pequeninos! :)
Beijinho

07 fevereiro, 2006 23:08  
Blogger Ni cintilou...

Deixo uma trova, uma rima nova.
Um barco e gaivotas brancas, que desafiam o mar.
Deixo a saudade, que água e sal prova.
Deixo o embalo do ondular, para quem ousar amar.

Carinho

Ni... com alma de pássaro...

08 fevereiro, 2006 00:57  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Musician
Música é indispensável! Que seriam os passaritos sem os seus chilreios?

Vinho... dizem os mais sabedores que às refeições ajuda não sei o quê :):), prefiro água ou sumo.

A música dos Jasmins ajuda a pintar o céu com estrelas.
Um beijo

Joana
Não és a única com olhos pequeninos. Os meus, cada vez, estão mais pequenos. O que importa é que nos ajudem a ver o que nos envolve e que nos ajudem a sermos cada vez melhores a observar.
Um beijo


Ni
Tudo que aqui deixaste te agradeço
Não sei se tanto mereço...
Muito mais gostaria de oferecer
Fica sempre imenso por te dizer...

Alma de pássaro é livre... para voar, Ni!

Um beijo

08 fevereiro, 2006 09:58  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Spartakus
Que todos os momentos de hoje lhe proporcionem um...
Bom Dia!
Um beijo

08 fevereiro, 2006 12:14  
Blogger Ni cintilou...

«Deus perdoa o descaminho»
...
A divindade que há em nós só não entende a falta de carinho...

Um olhar que se desvia, uma palavra que se morde e se anula, na ausência fria,
uma mão que se fecha sobre si mesma, a lágrima provocada premeditadamente, a ferida ampliada de quem já mágoa sente... e o abraço negado...
Se existe, isto é pecado.

Deus perdoa o descaminho... desde que não seja inverso a todo o verso que rime com feliz caminho.

Gosto de ti, rosmaninho. Sinto-me bem 'aqui'.

Abraço meu

Ni*

08 fevereiro, 2006 20:09  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Ni*

Quando se desvia o olhar, quando se morde a palavra e se anula... e se nega o abraço, é pecado e Deus não perdoa este descaminho.

Deus só perdoa o descaminho que conduz à felicidade e a tudo de bom que rime com carinho.

Gosto de ter "aqui".
Um beijo

09 fevereiro, 2006 00:08  
Anonymous Anónimo cintilou...

Não sei viver sem Musica,faz parte da minha vida sem ela não sei respirar!(Desconfio que quando eu nasci e chorei a minha mãe não me deu a chucha,colocou-me os phones)
agora a sério, estou de acordo com a Rosmaninho, em divulgar os jovens Músicos,Poetas e Compositores,eu "aposto" em MANÉ CRESTEJO,escolho esta!

Cada vez que Sonho que o que sinto é possivel
Guardo-te comigo
Cada vez que beijo a tua pele tão sensivel
Levo-te comigo

No sentimento que cresce tão puro
Na Vontade de cair mais Profundo

Que bom é olhar nos teus olhos
Ser como o vento que toca Suavemente a tua pele
Ouvir-te no Silêncio que Provocas
Quando o tempo pára Quando o tempo te vê Sofrer
Nada que o tempo, nada que o espaço
Fará duvidar
Que tudo o que sinto,tudo o que quero és tu.

Poesia São Pétalas de Vida!
Música é o Perfume das Flores!
Frescas como JASMINS!

Beijinhos com Amizade!

09 fevereiro, 2006 01:14  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Celeste
Quem poderá viver sem cantigas (música)?!
Apostar nos novos artistas,novos poetas, novos escritores... com qualidade, deveria sair em Decreto Lei.
Os mais velhos, por vezes, criam tão grande fama que depois... mesmo que façam canções, poemas, música sem grande inspiração, sem grande qualidade, são acarinhados, publicitados, falados, reconhecidos e... já que têm fama tiram o proveito. Nos últimos tempos tenho constatado este aspecto, com alguma frequência e lamento bastante.
Mané Crestejo é músico, compositor, cantor com imenso talento e muita humildade e... é jovem. Estarei sempre a aplaudi-lo, merece.
Um beijo, Celeste

09 fevereiro, 2006 11:48  

Enviar um comentário

<< Voltar ao "Jasmins frescos"

Free Hit Counters
Jasmins frescos agradece a sua visita, volte sempre - Mena ( Tente sempre clicar nas imagens.)