domingo, fevereiro 12, 2006

Sabedoria

Vista parcial de Silves a partir do moinho 12 de Fevereiro de 2006
**
Sabedoria
solta a alegria! que fique desatada!
esquece a ânsia que rói o coração.
tanta doença foi assim curada!
a vida é uma presa, vai-te a ela!
já é curta a sua duração.
e mesmo que a tua vida acaso fosse
de mil anos pleno já composta
mal se poderia dizer que fora longa.
seres triste não seja a tua aposta
pois que o alaúde e fresco vinho
te aguardam o caminho.
os cuidados não te afligirão
se a taça for espada a brilhar em tua mão.
da sabedoria só colherás a turbação
cravada no mais fundo do teu ser:
afinal, de entre todos o mais sábio
é aquele que não cuida de saber.
Al-Mu'tamid
**

24 Estrelas:

Blogger Ni cintilou...

Solta a alegria!

Solta o canto de olhar límpido...
com cascata de sorriso.
Solta o abraço ao momento... esquece o lamento...
Sem cuidar se é muito ou pouco siso!
Solta o sonhar e fá-lo acontecer...
Não negues a surpresa inerente ao viver!
...
E ainda que múltiplas vidas te sejam ofertadas
Vive cada uma, sofregamente, como abraço de amantes que se aquecem em noites orvalhadas...
...

E ainda que só já um minuto te reste...
Louva a suavidade da palavra que um amigo te deu... esquece tudo o que te foi agreste!
...

Solta a alegria! Solta-a...
Ela a ti retornará.
Tudo o que amamos e libertamos nosso será!

Ni*

12 fevereiro, 2006 21:08  
Anonymous Anónimo cintilou...

Lindo :)*

12 fevereiro, 2006 21:16  
Anonymous Anónimo cintilou...

Mais um poema muito bonito e de grande sabedoria. Parece actual, fresquinho, acabadinho de fazer. Uma boa escolha, mais uma vez. Quanto à paisagem vista do moinho, também ela é inspiradora. A Natureza( os jasmins, a urze, o rosmaninho, o alecrim... os vales verdejantes...) e a princesa que ele tanto amou foram as suas grandes fontes de inspiração. Tem uma boa noite.

12 fevereiro, 2006 21:21  
Blogger mixtu cintilou...

Este poema,
com respeito com os anteriores,
é lindo,
lição de vida,

Registo na minha humilde alma
e rico coração;

"solta a alegria (…) tanta doença foi assim curada",
é este a única forma de curar maleitas, algumas antigas outras dos tempos modernos;

"a vida (…) vai-te a ela",
nada de lamúrias, porque como ensina uma poetisa, a vida é bonita…

"triste não seja a tua aposta", como diz o sábio do meu pai (que saudades tenho dele pois é o único que não me deixa meter em confusões); tristezas e cheques que não sejam visados não pagam dívidas;

mais uma vez a referência ao vinho (que o fez perder a batalha de Málaga) embora pode ser entendido como o desejo de dar e receber festas (como eu o compreendo);

"o mais sábio é aquele que não cuida de saber", aqui, modestamente, vou ensaiar neste sentido,
deve-se procurar novos conhecimentos sem preconceitos ou soluções encontradas apriori (antes da experiência)
é o duvidar constante,
é o questionar,
é o baralhar,

Al Mixtu à procura de bons ventos trazidos pelo Poeta,

12 fevereiro, 2006 22:38  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Ni*, Linda!

É mesmo verdade! Ser poeta é ser mais alto!... Poema que encanta, este que aqui deixaste.

Sei Nina... Tudo o que de bom damos aos outros multiplica-se em nós.

Sorrisos, Alegria, Abraços, Beijos... à solta, acariciam a alma e o coração.

Solta Nina, solta tudo o que de Melhor em ti existe.

Um beijo


Musician

Linda é a música que a palavra escrita, por ti, contém.
Um beijo


Alfazema

Este poeta soube apreciar toda a beleza contida nas flores, nos animais... na Natureza. Silves é uma pérola, inspira poetas e não só...
Noite bem descansada e feliz
Um beijo

12 fevereiro, 2006 22:45  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu

Quem sou eu para te dizer que poderás estar a perceber menos bem
o que o poeta quis transmitir a determinado momento do poema?!

Eu sei que sou má e ... agora com o que te vou dizer ficarei ainda com uma fama maior mas... parece-me que o poeta quando afirma " o mais sábio é o que não cuida de saber" tem razão, em minha opinião.

Então vejamos: será que quem sabe tudo é mais feliz? Tem mais alegria?

...será que quem saber tudo o que se passa à sua volta é mais feliz? Tem mais alegria?

A minha avó sempre me disse: "Felizes...os ignorantes!"

Fico com menos alegria quando tenho conhecimento de determinados assuntos, principalmente maus assuntos.

Por exemplo: Se eu não soubesse que sou má teria muito mais alegria. :):):):)
Um beijo

12 fevereiro, 2006 22:59  
Blogger mixtu cintilou...

Tendes toda a razão, foi/é esse o sentido das palavras do Poeta,

jinhos e cumprimentos para Silves, apelidada outrora de Bagdad do Ocidente,

12 fevereiro, 2006 23:35  
Blogger Joana cintilou...

"Quando plantas uma árvore, sua altura aumenta dia a dia. Nela aparecem folhas e flores e deliciosos frutos. Contudo, depois de longo tempo a árvore envelhece e não há mais qualquer frutificação. Então o Lavrador da Verdade retira a semente dessa mesma árvore e planta-a em solo puro, e - eis! - lá está a primeira árvore, assim como era antes."
'Abdu'l-Bahà

Tu sabes fazer isto melhor do que ninguém,
Tu sabes cuidar, regar, manter,
E quando a natureza se encarrega do resto,
Mostras ao Mundo como se continua
...para além da vida!!!

Beijinho grande Deusa do virtual!

Uma boa semana, cheia de sorrisos!!!

12 fevereiro, 2006 23:41  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Mixtu
No meu fraco entender assim me quer parecer.:):):):)

Maravilha-te com a Segunda-feira.
Um beijo


Joana
Lindas palavras as tuas!

Estou a ficar corada... parece-me que não sou bem assim.
Só tento regar, podar, semear... nem sempre consigo tudo fazer...
O importante é soltar a alegria, quando esta se solta parece-me que tudo à minha volta fica mais feliz.

É somente o que quero!

Um beijo e que esta Segunda-feira te encante.

13 fevereiro, 2006 07:56  
Anonymous Anónimo cintilou...

Este poeta soube apreciar toda a beleza da sua terra e tu soubeste apreciar toda a beleza da sua obra e dá-la a conhecer a quem por aqui passa. A vida com poesia tem outro sabor, outro aroma, outro som, outro sentido, outra alegria.
Um beijo Jasmim serrano.

13 fevereiro, 2006 15:48  
Anonymous Anónimo cintilou...

Pegando nas palavras deste poeta fascinante....Eu diria!

Ser triste não é minha aposta
Para lêr tanta Sabedoria
Poemas de vida e de verdade
Desato e solto minha alegria
Já é curta a duração
Mil anos não chegaria!

Beijinhos e boa semana.

13 fevereiro, 2006 17:34  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Spartakus

O meu dia, felizmente, foi bom e o sol brilhou.

Desejei uma noite boa no lugar do Kombate.
Um beijo


Alfazema
É isso mesmo Alfazema... Que seria da vida sem a poesia que nela encontramos?

Um beijo daqui deste lugar à beira serra plantado


Celeste
Está a ver?! A poesia tudo consegue... é como o amor.
Até a Celeste se inspirou e mostrou que a alegria a todos faz falta...
Continue com essa alegria nunca deixe de a demonstrar.
Um beijo

13 fevereiro, 2006 20:41  
Anonymous Anónimo cintilou...

Mena, pelos vistos não foi só o sábio poeta Al-Mu'tamid, que ficou rendido aos encantos da tua cidade e tal como os jasmins frescos o inspiraram a ele, estou a ver que inspiram mais pessoas por aqui... O poema da Ni, está uma pequena maravilha! Parabéns pelo grande talento! **

Beijinhos para ti Mena, restante família, Al-Mixtu, Celeste e todos os restantes.
Continuação de boas inspirações. Boa semana para todos. *****

13 fevereiro, 2006 21:30  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Lurdes
Os jasmins (planta) têm o poder de seduzir, com os seus aromas.
Os Jasmins frescos fazem justiça aos aromas dos jasmins.
A Ni* é poesia, a Ni* é fantástica, os seus poemas encantam-nos.
Inspirações não faltarão aqui, prometo.
Um beijo para ti também, Lurdes

13 fevereiro, 2006 22:26  
Blogger Joana cintilou...

Vejo que continuas a preocupar-te com os amigos...Al-Mixtu...desapareceu?

Estará a descansar das centenas de comentários que o inundam?

Eu já não o vejo pelos meus lados há muito...mas sinto que ele estará bem...!

Beijinho grande Amiga

13 fevereiro, 2006 23:16  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
Quem não se preocupa com quem tanto se procupou com a amizade, com o amor, com a felicidade?

Os profetas são mesmo assim!
Têm a magia de nos cativar e depois... deixam-nos a pensar... são como cometas... Andam por aí e aparecem...
Um beijo

14 fevereiro, 2006 00:44  
Blogger Joana cintilou...

Começo a ficar preocupada...
Temo que tenha desaparecido...
Hummmmm...

Um bom dia! Beijo

14 fevereiro, 2006 10:17  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana

Nada de te preocupares.

Os profetas vêm, transmitem-nos a sua sabedoria e... procuram outros lugares para continuarem a sua missão. Pertencem ao mundo e não a um lugar.

Este é o meu pensamento mas... já sinto saudades do seu humor... tão próprio de quem é sábio

Dificilmente irei rir com outro profeta.

Um beijo



o_chaga

Silves é uma maravilha, para mim... a oitava.
Um beijo

14 fevereiro, 2006 11:11  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! cintilou...

Que lindo poema, musicado com uma melodia que adoro.
Continua a ser um lugarzinho encantador para se passear.
Feliz dia de namorados para quem os tiver, e para todos tambem.
Um abraço

14 fevereiro, 2006 11:58  
Blogger Joana cintilou...

Rosmaninho...

Não consigo habituar-me à ausência do profeta do virtual, do amor, da alegria.

Gostava que ele voltasse. Sei que me entendes, por isso deixo aqui este desabafo...

Temos de nos unir e gritar para o ajudar a voltar.

Não quero que ele faça nada por obrigação, mas dói tanto viver sem as pessoas que gostamos por perto :(

Beijo Amiga e uma boa 4.Feira!

15 fevereiro, 2006 01:42  
Blogger Rosmaninho cintilou...

Joana
O profeta ou deve estar doente ou ( que me desculpe) esteve doente este tempo em que nos visitou...

Todas as decisões que por ele forem tomadas serão respeitadas por mim.

A presença dele, enquanto pelo virtual passou, alegrou os lugares.

Só lhe desejo muita saúde e muita felicidade.

Hoje estarei, de novo, ao serviço dos menores até à noitinha. Terei o tempo muito ocupado...menos possibilidades deaqui estar.

Boa Quarta-feira, Joana
Um beijo

15 fevereiro, 2006 08:02  
Blogger Conceição Paulino cintilou...

só pelo despojamento atingimos o nosso eu interior a ligação ao cosmos, à vida, á sabedoria.
boa semana. Bjs e ;)

15 fevereiro, 2006 10:42  
Blogger Ni cintilou...

Olá... cheirinho de pétalas brancas no ar.

Passei para deixar um odor de amizade, uma fragrância de carinho com intemporalidade.
Há cor na poesia.
Há odor nos versos.
Há abraços nas palavras.
Há cumplicidade entre almas.

Obrigada pelo que acima disseram de mim, mas... eu sou uma ínfima partícula do coração do mundo, tal como todos nós. A beleza que vemos nos outros é a beleza que contemos.
...

Para cada amigo(a) que neste recanto de Paz se recolhe, o meu afecto pleno.

Ni*

15 fevereiro, 2006 15:15  
Anonymous Anónimo cintilou...

Olá Mena e todos os restantes!

Também já tinha notado nestes últimos dias, a ausência do "Profeta do virtual", mas no meu ponto de vista, esta ausência deve-se a doença ou assuntos pessoais e/ou profissionais... pois não acredito nada, que o Mixtu que todos "conhecemos", dono de grande sabedoria e altos valores, que lhes foram transmitidos pelo pai... tivesse coragem de "abandonar" tudo, sem uma despedida... um até já. Vão ver que dentro de pouco tempo ele estará de volta e a "falar" em espanhol! :-) ;)

Agora, para animar um pouco e fazendo jus ao inteligente sentido de humor do Al-Mixtu, eu diria que, só existem dois verdadeiros motivos para esta ausência:

1- Os preparativos para a sua tomada de posse, enquanto novo Presidente de todos os portugueses; :D

2- O meu mago merlin tê-lo feito desaparecer... :D :D irritou-se de vez com os seus "instintos suícidas"... virou-se o feitiço contra o feiticeiro! eh eh eh eh

Volta quando puderes Mixtu, fazes falta no mundo da blogosfera!!!

Beijinhos sorridentes para todos. *****

15 fevereiro, 2006 20:26  

Enviar um comentário

<< Voltar ao "Jasmins frescos"

Free Hit Counters
Jasmins frescos agradece a sua visita, volte sempre - Mena ( Tente sempre clicar nas imagens.)